Pode ajudar de forma monetária para:

NIB para ajudar: 0033 0000 00040320792 27

( Millenium ) Titular: Helena Santos


mail: lenapsantos@hotmail.com



---------------------------------------------------------------



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ADEUS PRINCESA! 

Ontem tivemos que nos despedir da Princesa… foi horrível pois ela insistia em viver!!
Toda a sua barriga eram tumores palpáveis à superfície, e estava muito, mas muito aflita a respirar, mesmo com falta de ar … mas mesmo assim ia comer, parecia querer mostrar ‘vês estou bem!’
… anteontem com os bebés foi lindo, parecia uma mãe super carinhosa abraçada a eles, a lambê-los, estava feliz…
… acontece sempre aos mais meigos e aos que mais se agarram a nós.
Quando 'chega a hora' parece que nunca é a 'hora certa'... custa tanto... só mais um dia, só mais uma hora, só mais uma festinha, só mais um olhar...

Após mais um episódio de falta de ar, levei a Princesa á veterinári, que já estava preparada para a receber e conhecia bem a situação dela. Fez 1º raio-x e não tinha tumor ainda no pulmão, mas sim o pulmão cheio de ar. Tentou-se tirar o ar com uma seringa e um tubinho para a aliviar. Mas o RX revelou o coração sem espaço, completamente ‘esmagado’, cheio de tumores em volta, e até na garganta já ia a ter um.
Deu-lhe um ataque, ainda esteve a oxigénio. Seguia-me com o olhar para todo o lado como se não me quisesse perder de vista. Até que a veterinária achou que era melhor eutanasiar e concordei que ficar mais um dia seria só sofrer e a Princesa não merecia sofrer mais.
Deu-lhe o tranquilizante que costuma dar aos gatos antes das ovhs e ficámos junto dela até adormecer. A respiração ficou logo tranquila.
Mas a eutanásia foi muito difícil, o que só nos mostrou que apesar da vontade de viver o corpo da Princesa já não podia... Não se achavam as veias, não se conseguia chegar directamente ao coração por causa do tumor, do outro lado a agulha não chegava lá, nas patas não se viam as veias parecia não ter sangue, e na jugular ( a ultima tentativa ) foi muito difícil pois nessa altura já o coração não batia, não se via respirar ou estava muitíssimo lento… … … lá ficou, com mimo mesmo até ao final.

À saída chega uma rapariga com um gato talvez de 3 meses, todo mordido por um cão. Ficou para ser operado, mas avisou logo que não podia ficar com ele e tinha de ir trabalhar.
Deve vir-nos parar às mãos … Parece que o destino é mesmo este, a Princesa partiu para dar lugar a mais um dos bebés que ela tanto adorava. :-(
E pode ser que ela encontre o nosso amarelinho bebé, que morreu há 3 dias, para cuidar.
Em cada morte de um animal revivemos a morte de todos os outros dos quais já tivemos que nos separar… 


A Princesa era aquele tipo de gata que podia estar deitada toda refastelada mas mal eu chegava, ou dava logo a barriguinha para mimos ou levantava-se e dava marradinhas e beijinhos na testa.
No dia que foi fazer uma visita á senhora que a tratava e que gostava muito dela, escondeu-se debaixo do resguardo na transportadora não querendo ver ninguém, ignorava quem se metia com ela, stressou na viagem e ao chegar a casa via-se que era feliz aqui, ficava muito tempo ao colo abraçada a mim e a ronronar.
Custou-me muito a partida dela estava sempre na esperança de aguentar mais um dia mas chegou a hora em que não dava mais.  O bebé que precisa de ajuda é do mais meigo que pode haver também ele agora á espera de uma casinha. É o Tom um gatinho igual ao Mickey.

Enfim já estamos a continuar o trabalho pois não há tempo para baixar os braços.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Este ano tem sido um sufoco com gatas gravidas.

Princesa é provavel que esteja em contagem decrescente e hoje morreu o Chorão. 

Foi a Irina, depois um bebé filho de gata com pif e agora o Chorão positivo a fiv.